Existem diversas maneiras de cuidar do cabelo cacheado, e a melhor abordagem depende do formato do fio: ondulados demandam cuidados diferentes de cacheados ou crespos, por exemplo. Neste guia prático você encontrará algumas dicas de como cuidar das madeixas.
1- Higienização
Comece utilizando shampoo conforme o seu tipo de cacho. Também é possível apostar em outras técnicas de higienização como “no poo”, “low poo” e “co-wash”.
"No poo" e "low poo" são rotinas de cuidados e referem-se, respectivamente, a eliminar e a reduzir o uso de shampoo e outros produtos agressivos.
A ideia por trás desses métodos é a de que o shampoo retira ainda mais os óleos naturais do cabelo cacheado, que já apresenta uma deficiência natural desse recurso. O resultado do uso excessivo do produto em cacheadas é o ressecamento e a falta de definição, deixando os fios com aspecto frisado. Portanto, ao reduzir o shampoo, você permite que seu cabelo mantenha uma aparência saudável.
Atualmente existem diversas opções com fórmulas suaves e sem sulfato disponíveis no mercado, como o nosso shampoo CURL.ME.
Co-wash é a prática de lavar os cabelos com condicionador em vez de shampoo. Muitas pessoas que o fazem relatam que deixa o cabelo mais macio, brilhante e com menos frizz.
Existem diferentes formas de fazer co-wash. O mais indicado é utilizar um condicionador liberado, para garantir que o cabelo não esteja em contato com componentes nocivos.
Se você não sabe como começar, faça apenas uma vez por semana e vá aumentando a frequência conforme a resposta dos fios. Existem dois pontos que você deve ter em mente caso esteja considerando dar uma chance ao co-wash:
- Enxágue bem, para se certificar de que não fiquem resíduos de produto.
- Considere deixar secar naturalmente, afinal, aplicar calor com secadores e difusores pode causar danos.
2- Condicionamento e hidratação
Com o cabelo molhado, aplique um condicionador apropriado para os seus fios. Você também pode optar por uma máscara de hidratação de acordo com as necessidades do seu cabelo, lembrando-se de fazer a massagem fitando mecha a mecha. Tenha em mente que o tempo de ação do condicionador é menor que o da máscara, por isso é importante seguir as instruções do rótulo.
Após a ação do produto, enxágue bem os fios.
3- Umectação
A umectação ajuda a adicionar umidade e dar forma aos fios. O cabelo cacheado costuma ficar ressecado com frequência, por isso a prática se torna tão importante. O óleo também ajuda a controlar o frizz e manter os cachos definidos.
O processo deve ser feito antes de dormir, para que o produto possa agir durante a noite, ou por no mínimo por duas horas. Coloque o óleo nas mãos e espalhe pelos fios em seguida, concentrando-se nas pontas. Você também pode usar um pincel para ajudar a distribuir o óleo uniformemente.
Caso as suas madeixas estejam muito secas, você pode deixar o óleo agir durante a noite. Basta usar uma touca de banho para dormir. Pela manhã, lave e condicione como de costume.
Confira algumas dicas valiosas para aproveitar todo o potencial da umectação:
- Certifique-se de usar óleos naturais como o de coco, de jojoba ou de argan.
- Você também pode adicionar algumas gotas de óleo ao seu condicionador ou shampoo para hidratação extra.
- Certifique-se de condicionar os fios profundamente com frequência para mantê-lo saudável e hidratado.
4 - Finalização
Após a lavagem, aplique leave-in para seu tipo de cacho. Esse produto ajudará a hidratar e nutrir os fios, controlando o frizz e tornando os cachos mais definidos.
Quando o assunto é finalização, menos é mais: manipular os fios excessivamente apenas causará frizz e danos. Em vez disso, deixe secar naturalmente ou use um difusor na menor temperatura e velocidade. Quando o seu cabelo estiver completamente seco, comece a amassar ou enrolar as madeixas para valorizar as formas naturais dos cachos.
Para desembaraçar, use um pente com dentes largos (ou os dedos) para evitar quebrar os fios ou desmanchar os cachos.
Considere fazer um corte pensado especialmente para o seu tipo de cabelo. Isso garantirá a melhor aparência das madeixas.
O cabelo encaracolado é muitas vezes considerado de difícil manutenção, mas, com os produtos e rotina certos, pode ser fácil e prazeroso de cuidar.