A leitura proporciona diversos benefícios para o leitor, dentre eles: estimula a criatividade, exercita o cérebro, melhora a concentração e a memorização, amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais, desenvolve o desenvolvimento de ideias e as habilidades de escrita, desperta o senso crítico e a flexibilidade analítica, transporta o leitor para outro universo, entre outros.
Vale reforçar que um livro, obviamente, pode mudar a vida de uma pessoa. Sabe aquele momento que precisamos de palavras de carinho, um pouco de conforto e inspiração? Uma leitura pode ser uma boa aliada para te ajudar a seguir em frente e transformar uma vida inteira.
Às vezes só precisamos de inspiração e indicação... E para ajudar você, fizemos uma seleção para lá de especial de livros. Confira nossa lista completa e escolha sua próxima leitura!
A lista de Schindler, de Thomas Keneally, em 1982
Um clássico da literatura, esta obra é conhecida e aclamada pelo público. Também já esteve nas telonas do cinema, com o filme dirigido pelo premiado diretor Steven Spielberg. Oskar Schindler era um homem de negócios, que se transforma em um improvável humanitário em meio ao regime nazista alemão, quando se sente tocado a mudar sua fábrica em um campo de refugiados para os judeus.
Baseado em uma história real, o livro conta o que Schindler fez para salvar mais de mil judeus de serem enviados às câmaras de gás para a morte em Auschwitz. Esta é uma história inspiradora de altruísmo e amor ao próximo que foi escrita com paixão e fidelidade aos fatos.
Poesia que transforma, de Bráulio Bessa, em 2018
O livro é uma linda homenagem à poesia e toda a beleza das palavras, além de enaltecer o que elas são capazes de proporcionar. Bráulio ficou conhecido com seus cordéis no programa Encontro com Fátima Bernardes. E este livro ele dedica às pessoas que ao sentirem a poesia dele se emocionam e se transformam.
Com mais de 30 poemas, alguns inéditos, Bráulio Bessa conta algumas das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.
Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século, de Augusto Cury, em 2013
Aqui, o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury, que estuda o cérebro humano há mais de 30 anos, apresenta a SPA – a Síndrome do Pensamento Acelerado. O profissional considera mais nocivo do que a depressão, já que atinge um número muito maior de pessoas.
O sofrimento por antecipação, o cansaço mental e físico, a irritabilidade, a facilidade em se esquecer das coisas são sinais de que esse mal está ao seu redor. E por isso, na obra, ele apresenta o funcionamento da mente humana e a capacidade de acalmar o pensamento, administrar as emoções de maneira eficaz e recuperar a qualidade de vida.
Comer, Rezar, Amar, de Elizabeth Gilbert, em 2006
Essa história é uma mistura de biografia, auto-ajuda e pitadas de ficção, trata-se basicamente da busca da autora por uma vida um pouco mais equilibrada. Também ganhou um filme, mas que muitos dizem que não chega nem aos pés do livro.
Escrito com inteligência, ironia e humor, o best-seller é um relato sobre a importância da força interior, de assumir a responsabilidade pela própria felicidade e parar de viver pelos ideais impostos pela sociedade. Ele traz mensagens grandiosas junto com lugares singulares, como Los Angeles, Bali, Índia e Itália.
É aquele livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido ou pensando em viver um caminho diferente.
O Livro do Bem, de Ariane Freitas e Jessica Grecco, em 2014
Essa obra é repleta de coisas para você fazer e deixar seu dia mais feliz, ele foi escrito por duas amigas, Ariane Freitas e Jessica Grecco. A ideia surgiu por meio da fanpage da dupla, que se chamava Indiretas do Bem, e acabou se tornando um livro. A intenção da fanpage, assim como do livro, é espalhar amor pelo mundo. E tá dando certo!
O livro coloca você como personagem principal, onde existe um espaço para fazer coisas que vão te fazer dar um sorriso e deixar a sua vida mais leve e alegre. Trata-se de pequenas e grandes atitudes que fazem a vida melhorar. É um livro de amor e felicidade consigo mesmo. Mas ele depende de você, que precisa embarcar e fazer de verdade.
Tem alguma indicação de livro inspirador? Deixe aqui nos comentários, vamos nos inspirar juntos!
E até o próximo.