Você Se Sente Ansiosa Depois de Beber? Te Explicamos o Motivo!

Você conhece os sintomas físicos de uma ressaca, mas a ansiedade e outros problemas de humor também são efeitos secundários bastante comuns da bebida. Vem saber mais!


Por que beber te dá mais ansiedade?


Então, a resposta é longa e chata, mas vamos tentar resumir e deixar o mais simples possível. À medida que seu corpo remove o álcool do sistema, o açúcar no sangue cai porque seu corpo está desviando energia para tirar a bebida dele ao invés de manter níveis saudáveis de glicose. 


Ao mesmo tempo em que isso acontece, a inflamação entra em ação e um aumento nos produtos químicos inflamatórios pode afetar seu sistema nervoso. Além disso, se você é propenso a ansiedade ou depressão, usar álcool para lidar com isso pode levar a sintomas de ressaca ainda mais graves. 


Além disso, o consumo de álcool libera cortisol, o hormônio do estresse, e interfere na qualidade do sono – diminuindo a capacidade de regular as emoções no dia seguinte. Em um estudo de 2021 publicado na revista Alcohol and Alcoholism, os participantes relataram redução da regulação emocional após uma noite de bebedeira e eram mais propensos a avaliar negativamente as imagens apresentadas a eles. 


Como evitar a ansiedade pós bebedeira?


Existe uma maneira segura de evitar essa montanha-russa emocional: limite-se a uma ou duas bebidas por dia. Para reduzir o consumo irracional de álcool, tente tomar água com gás ou um refrigerante com limão entre cada drink, por exemplo. 


Você também pode misturar bebidas pesadas com aquelas sem álcool e fazer drinks mais leves: adicione água mineral e um pouco de suco ao vinho branco para fazer um spritzer de vinho, por exemplo, ou escolha uma cerveja leve, que tende a ter menor teor alcoólico.


Ou… pare de beber completamente. 


Desidratação também é um fator


Quer saber por que a fila do banheiro no bar é tão longa? Aqui está um motivo: beber tende a fazer as pessoas urinar mais do que o normal. Além disso, apesar de seus melhores esforços, você provavelmente não bebe tanta água quanto deveria quando está bebendo. E adivinha… A combinação desses dois fatores pode levar à desidratação e, portanto, isso pode contribuir para a ansiedade e outras mudanças de humor no dia seguinte.


Deu PT e não lembra de nada?


Pode parecer óbvio, mas o arrependimento e a preocupação são dois fatores importantes para aumentar o seu estímulo ansioso. Afinal, o álcool ajuda a diminuir suas inibições, fazendo você se sentir mais relaxado e confortável depois de alguns litrões.


Esse impacto em seu julgamento e raciocínio pode fazer você dizer ou fazer coisas que normalmente não faria. O que acontece e pode justificar um pico de estresse no organismo é quando você não se lembra (ou tenta se lembrar) do que aconteceu no dia seguinte e sente vergonha ou uma pontada de arrependimento. Sim, arrependimento e culpa podem ser sentimentos fortes o suficiente para te levar a ficar ansioso pelo resto da sua ressaca. 


  E aí, ficaria sem beber para diminuir os efeitos emocionais da ressaca?

Bem estarTodos