Outubro Rosa: se toque mulher

O Outubro Rosa é uma campanha que surgiu nos Estados Unidos, na década de 90. Ela tem como objetivo alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Prevenção é a palavra quando o assunto é câncer de mama, por isso, todo mês de outubro acontece a campanha de conscientização dessa doença. A ideia é reforçar a necessidade de realizar os exames regularmente para evitar que o diagnóstico e o tratamento seja tardio.

É um tema seríssimo, mas a vida pode ter mais leveza quando você está em dia com a saúde. E isso fica mais fácil por meio do conhecimento e, também, do acesso para a realização dos exames necessários, assim como os tratamentos adequados. Por isso, fazemos questão de colocar essa pauta na rotina do blog e mais uma vez relembrar deste assunto.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, a taxa de mortalidade de mulheres no Brasil é liderada pelo câncer de mama. Todas as vidas importam e, diante dessa informação, o entendimento se torna ainda mais necessário, não somente durante o Outubro Rosa, mas em todos os meses do ano.

Sabia que mulheres diagnosticadas precocemente têm 95% de chances de cura? E por esse motivo é imprescindível estar em dia em relação aos exames de acordo com a idade e heranças genéticas. Conheça os principais:

Exame físico - esse aqui é comum em consultas ginecológicas. O médico irá apalpar ao redor dos seios, tentando identificar se existe algum nódulo ou caroço - lembrando que é um exame superficial. Este exame é recomendado para mulheres de todas as faixas etárias e também é possível fazer sozinha, que é conhecido como autoexame de mama.

Mamografia - Este é um exame de baixa radiação que gera imagens detalhadas da mama, onde é possível identificar lesões, nódulos e possível presença do câncer.

Ultrassom de mama - essa ultrassonografia é, frequentemente, solicitada quando há alteração nos resultados da mamografia. É um exame, sem radiação, que visualiza as estruturas internas das mamas, e ainda distingue cistos de nódulos, avalia as glândulas, possíveis infecções e distúrbios, assim como lesões ou estado de próteses de mama.

Ressonância Magnética - esse aqui também é conhecido como Bilateral, que é realizada por meio de uma máquina de ressonância magnética, onde imãs conseguem criar imagens profundas das mamas. Esse tipo de solicitação é comum para confirmar a presença da doença, após a realização da mamografia e da ultrassonografia.

Agora que você já entendeu a importância do diagnóstico precoce… É hora da ação! Se estiver na faixa de 50 a 69 anos ou tem algum caso na família, fique em dia com os exames. E mesmo que você não esteja em um desses dois grupos, é válida a atenção com sua saúde. Marque as consultas, realize os exames de rotina e vamos evitar espantos.

Cuide de você e cuide de outras! Vamos nos conscientizar e tomar as atitudes necessárias para deixar a saúde em dia.

Juntas somos melhores e mais fortes!

Bem estarTodos